Treinamento Tratamento de Reclamações Cadeiras Plásticas Monobloco

Treinamento Tratamento de Reclamações Cadeiras Plásticas Monobloco2024-12-27T14:13:54-03:00

Treinamento Tratamento de Reclamações Cadeiras Plásticas Monobloco

O objetivo geral da certificação de produtos é dar confiança a todas as partes interessadas de que um produto, processo ou serviço atende aos requisitos especificados.

O sistema de tratamento de reclamações exigido pelos regulamentos de certificação, faz parte de uma das etapas de avaliação da conformidade, prevista na condução da certificação pelo Organismo de Certificação de Produtos OCP.

Desse modo, a sua empresa deve ser capaz de demonstrar que conhece e que atende aos requisitos especificados para o sistema de tratamento de reclamações do solicitante, seja por meio de auditorias presenciais ou remotas pelo OCP.

Pensando na dificuldade das empresas para atendimento a este requisito, a 👉SABER CERTIFICAÇÕES – Consultoria e Assessoria, planejou e desenvolveu um treinamento de forma com que a sua empresa entenda todas as etapas da certificação, conheça a legislação e fique atento(a) aos pontos importantes desse processo.

O treinamento de Tratamento de Reclamações é realizado no idioma em Português BR com apoio de ferramentas de conferência remota (online), diretamente com o instrutor, sendo direcionado aos fabricantes, importadores, equipe envolvida com Sistema de Atendimento ao Cliente – SAC, responsáveis pelas áreas de fabricação, projeto e desenvolvimento de produto, Qualidade, além daqueles interessados em conhecer a legislação envolvida na Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco.

Como o treinamento será online com uso de ferramenta de conferência remota, será possível os participantes estarem localizados em diferentes locais e regiões, fazendo uso de dispositivos com acesso a ferramenta de conferência pela internet.

Programa do Treinamento

  • Noções da Lei 8078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor: Abordar por meio da Conferência Remota noções básicas de pontos da Lei 8078/90, que impactam em produtos/serviços, além de outros, como referência para aplicação de autuações no mercado nacional.

  • Noções da Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999: Abordar requisitos da Lei 9.933, de 20 de dezembro de 1999, que trata sobre as competências do Conmetro e do Inmetro, institui a Taxa de Serviços Metrológicos, e dá outras providências, a qual é utilizada, além de outros, como referência no monitoramento do mercado nacional.

  • Tratamento de Reclamações de Clientes: Abordar sobre a informação documentada envolvida para o Tratamento de Reclamações, o seu Processo, Mapa de Registro de Reclamações, Ações Corretivas/Melhoria e Análise Crítica e Melhoria.

  • Noções do Modelo de Certificação Aplicável conforme Portaria º 166 , de 14 de abril de 2021: Explanação sobre as Etapas do Modelo de Certificação para Cadeiras Plásticas Monobloco.

  • Item 7 da Portaria nº 200, de 29 de abril de 2021: Requisitos Gerais de Certificação de Produtos – RGCP (Item Tratamento de Reclamações).

  • Portaria n.º 274, de 13 de junho de 2014: Regulamento para o Uso das Marcas, dos Símbolos, dos Selos e das Etiquetas do Inmetro.

  • Portaria 258, de 6 de agosto de 2020: Trata do Regulamento para concessão do Registro de Objeto e para a cobrança da Taxa de Registro pelo Inmetro. 

Nosso Diferencial

  • Agregar valor para sua empresa na transmissão de conhecimento;

  • Conferência Remota com horários flexíveis e, se necessário, fora do horário comercial;

  • Interação direta com os instrutores;

  • Na apresentação nós explicamos a interação com diversos requisitos normativos, como portarias, leis 8078/1990, 9933/1999, etapas de certificação, uso de marcas, reclamações, requisitos que focam no produto;

  • Disponibilização de todo material, slides e outros, inclusive, exemplos de documentação para o sistema de tratamento de reclamações exigido, que ficará disponível por 3 meses no Portal EAD;

  • Você concluirá o treinamento tendo ampla visão do sistema de tratamento de reclamações exigido;

  • Emissão do certificado pelo participante diretamente pela plataforma, após a finalização do treinamento;

  • Caso seja necessário, pode se optar por uma Avaliação ao final do treinamento, sem custo adicional, a qual deve ser solicitada na proposta e será realizada pelo participante através do Portal EAD, de forma interativa, e de rápida execução;

  • Curta duração: 8 horas de treinamento em média, podendo o mesmo ser dividido em 2 dias com 4 horas cada.

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A SABER CERTIFICAÇÕES atua com consultoria, assessoria e treinamento junto as empresas que buscam obter a certificação de seus produtos.
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FAQ Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco

Perguntas Frequentes – Tire suas dúvidas sobre a Certificação Cadeiras plásticas Monobloco

Sobre a Certificação Cadeiras Plásticas Monoblocos: Perguntas Frequentes

Como fazer para solicitar a Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco2024-12-27T11:18:48-03:00

Para solicitar a Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco, primeiramente é necessário solicitá-la junto a um OCP Acreditado no site do Inmetro.

Atuamos com consultoria e assessoria e treinamento para certificação.

Fale com Saber Certificações Consultoria e Assessoria (Certificação de Produtos) por meio de um dos canais a seguir:

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Ou por meio:

Formulário (curto) neste link, para que possamos entrar em contato com você:
Qual a Validade da Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco?2024-12-27T12:42:05-03:00

O prazo de validade da Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco, emitido por OCP Acreditado Inmetro, tem validade de 3 anos, contados a partir da Atestação da Conformidade por meio da emissão do Certificado.

Quais são os Regulamentos Aplicáveis na Certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco?2024-12-27T12:36:41-03:00

Os procedimento para certificação de Cadeiras Plásticas Monobloco são:

ATENÇÃO: Fique atento na comercialização de Cadeira Plásticas Monobloco!

A venda ou comercialização de Cadeiras Plásticas Monobloco somente DEVE ocorrer após a concessão do Certificado pelo Organismo de Certificação OCP, que é concedido somente após o processo de certificação compulsória por este Organismo de Certificação de Produtos (OCP) Acreditado, bem como da obtenção do número do registro pelo Inmetro, pelo detentor da certificação, o qual deve seguir aos critérios de acordo com o regulamento de certificação.

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    Etapas básicas do processo de Certificação de um Organismo (OCP)

    Certificação de Produtos: perguntas frequentes

    Regulamento pode especificar mais alguma documento adicional para envio ao OCP?2019-07-13T14:24:14-03:00

    5. Encaminhar outros documentos especificados pelo regulamento ou pelo esquema de certificação

    Sim, pode. De acordo com o tipo de regulamento específico, pode ser solicitado pelo OCP o envio de outros documentos para atendimento ao cumprimento de requisitos normativos.

    Preciso encaminhar mais algum tipo de documentação?2019-07-13T14:32:58-03:00

    4. Encaminhar a documentação do sistema de gestão da qualidade para avaliação pelo OCP (Somente Modelo 5);

    Sim, será preciso.

    Para os modelos de certificação “Modelo 5“, será necessário o envio da documentação do sistema de gestão da qualidade do fabricante, para análise de atendimento a avaliação do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) da fábrica e linha de produção do fabricante/prestador de serviços pelo OCP, conforme prevê o regulamento específico de certificação, e em alguns casos, pelos Requisitos Gerais de Certificação – RGCP (Somente Modelo 5).

    Planejamento e realização da auditoria no fabricante do produto (certificação Modelo 5)2019-07-13T14:11:02-03:00

    8. Após a análise da solicitação e documentação, o Planejamento de Eventos é realizado.

    Após a análise da solicitação e documentação, será realizado pelo OCP o Planejamento da avaliação para realização da auditoria técnica no fabricante do produto (Somente Modelo 5), para avaliação do seu SGQ e linha de produção dos produtos/objetos certificados.

    Caso alguma não conformidade nos processos de avaliações seja detectada, o solicitante deve:

    1. Responder as não conformidades decorrentes da ocorrência encontrada;
    2. Definir e implementar as ação(ões) corretiva(s) definida(s) para corrigir a(s) não conformidade(s) encontrada(s). Dependendo na gravidade da não conformidade, o OCP poderá acompanhar a eficácia da implementação das ações corretivas no local.
    O que o OCP fará com toda a documentação recebida pelos clientes?2019-07-13T14:14:48-03:00

    7. Análise da solicitação e documentação

    Toda documentação recebida de seus clientes (solicitação, memorial descritivo, documentação do SGQ da fábrica/prestador de serviços – esta aplicável apenas para o modelo 5, documentação do solicitante responsável pelo tratamento de reclamações, além de outras especificadas pelos regulamentos), serão analisadas pelo OCP de acordo com o previsto pelos documentos normativos. Esta é uma etapa muito importante, sendo que qualquer pendência deverá ser sanada no decorrer do processo ou conforme especificado pelo regulamento.

    É importante ressaltar, que toda documentação recebida de seus clientes serão salvaguardadas e tratadas com restrita confidencialidade, respeitando todos os protocolos previstos pela regra de acreditação de organismos.

    Necessário encaminhar ao OCP a documentação do Tratamento de Reclamações especificada no regulamento?2019-07-13T14:20:17-03:00

    6. Encaminhar a documentação de Tratamento de Reclamação para avaliação pelo OCP.

    Sim, convém que os clientes certificados ou em processo de certificação pelo OCP, encaminhem a documentação para atendimento a sistemática de reclamações prevista no regulamento, devendo esta ser implementada em sua organização para recepção, análise e resposta as reclamações de seus clientes, conforme prevê o regulamento específico, ou, em alguns casos, pelos Requisitos Gerais para Certificação de Produtos – RGCP. Esta sistemática será avaliada pelo OCP conforme especificado pelos regulamentos.

    Existe algum tipo de documento que demonstra o compromisso com a Certificação de Produto/objeto?2019-07-13T14:37:46-03:00

    3. O contrato de Certificação deve ser assinado pelo cliente

    Sim, existe. É necessário que o cliente também assine o contrato de Certificação com o OCP, demonstrando o seu compromisso com as regras e etapas estabelecidas pelo esquema de certificação específico, pela Legislação e pelo OCP.

    Em que etapa ocorre a Emissão do Certificado de Conformidade para uso licença da marca de conformidade do (SBAC)?2019-07-13T13:55:48-03:00

    Com base nos resultados das avaliações, o OCP fará as análises dos resultados de todas as avaliações realizadas, oriundas do processo de certificação. Qualquer pendência deverá ser sanada, antes da emissão do certificado de conformidade, inclusive, o fechamento de possíveis não conformidades detectadas no decorrer do processo.

    Ao final das análises pelo OCP, for evidenciado que todos os requisitos normativos especificados pelo regulamento foram cumpridos, será dado o parecer favorável para emissão do Certificado de Conformidade, para uso licença da marca de conformidade do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC).

    É preciso dar o aceite em algum tipo de documento?2019-07-13T14:40:45-03:00

    2. Aceitar a proposta de certificação do produto

    Sim, para que o OCP possa dar início ao processo de certificação, antes, é preciso que o cliente aceite a proposta de certificação encaminhada pelo Organismo.

    De que modo é Planejada a avaliação do Tratamento de Reclamações, na certificação do produto?2019-07-13T14:06:40-03:00

    9. Após a análise da solicitação e documentação, o Planejamento de Eventos é realizado.

    Após a análise da solicitação e documentação, será realizado pelo OCP o Planejamento para avaliação da sistemática de tratamento de reclamações, prevista pelo regulamento.

    Caso alguma não conformidade nos processos de avaliações seja detectada, o solicitante deve:

    1. Responder as não conformidades decorrentes da ocorrência encontrada;
    2. Definir e implementar as ação(ões) corretiva(s) definida(s) para corrigir a(s) não conformidade(s) encontrada(s). Dependendo na gravidade da não conformidade, o OCP poderá acompanhar a eficácia da implementação das ações corretivas no local.
    Como se dá o Planejamento e realização da Coleta de Amostras (Amostragem)?2019-07-13T14:01:59-03:00

    10. Após a análise da solicitação e documentação, o Planejamento de Eventos é realizado.

    Após a análise da solicitação e documentação, será realizado pelo OCP, o Planejamento para realização da Coleta de Amostras – (Amostragem) de produtos (certificados ou a serem certificados) para ensaios, prevista pelo regulamento, bem como é após a amostragem e lacração das amostras, que os produtos lacrados, objetos da amostragem são enviados ao laboratório de teste, para avaliação dos ensaios previstos nos documentos normativos.

    Como fazer para Solicitar a certificação do meu produto junto ao OCP?2021-08-06T16:41:45-03:00

    Etapas para Solicitação da Certificação junto ao OCP

    Para solicitação da Certificação de produtos, primeiramente é necessário solicitá-lo junto a um OCP Credenciado.

    Atuamos com consultoria e assessoria para certificação.

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    Veja mais detalhes em nosso site, lá você verá muitas informações sobre o processo de certificação e, se tiver dúvidas, entre em contato conosco!
    Após receber o Certificado do OCP, posso começar a comercializar meus produtos?2022-07-18T14:28:51-03:00

    Após receber o Certificado do OCP, caso o produto seja passível de Registro de Objeto, a comercialização somente será permitida após a concessão do número de Registro.

    Após receber o Certificado de Conformidade pelo OCP, caso os produtos da certificação pertençam há algum programa que determine que estes sejam comercializados somente após a concessão do Registros de Objeto junto ao Inmetro, o responsável pela certificação deverá contatar o Inmetro para obtenção do número do Registro de Objeto.

    Quando um produto é passível de Registro, este somente poderá ser comercializado ou importado com o número de registro concedido pelo Inmetro, o qual deve ser adicionado na marca de conformidade conforme prevê o regulamento específico do produto/objeto.

    Saiba mais através do site:

    1. Consultar se seus produtos certificados encontram-se na base de produtos certificados do Inmetro
    2. Consultar a Lista de produtos e serviços passíveis de registro, para verificar se seu produto se enquadra como produto passível de Registro de Objeto
    3. Consultar a Portaria que estabelece o Regulamento para o Registro de Objeto
    4. Solicitar seu Registro de Objeto, através do site Registro de Objeto
    5. Siga demais orientações da Portaria que estabelece o Regulamento para o Registro de Objeto, bem como as orientações do Inmetro.


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    Escopos em segmentos diversos que Atuamos

    Realizamos Consultoria de Sistemas de Gestão da Qualidade do fabricante de acordo com a Portaria INMETRO, assim como o monitoramento das Etapas da sua Certificação Inmetro junto aos OCPs

    Alguns dos Escopos em segmentos diversos que Atuamos

    Certificação INMETRO

    Certificação Inmetro de Produtos

    Saiba como ocorre o processo de certificação Inmetro de Produtos pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC) do Inmetro.

    Consultoria de Sistemas de Gestão e Certificação INMETRO

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    Implantação do Tratamento de Reclamações

    Implantação do Sistema de Tratamento de Reclamações

    Temos serviços de implantação da sistemática de Tratamento de Reclamações de Clientes em seu processo, etapa obrigatória exigida pelas Portarias.

    Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) conforme a Portaria INMETRO

    SGQ Implantado conforme a Portaria INMETRO

    Atuamos com serviço de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade do Fabricante/Prestador de serviços, conforme o regulamento específico nos processos da sua empresa.

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